Investimento, empreendedorismo e inovação. Palavras fortes e que tem o poder de mudar o mundo para quem sonha grande. A partir delas é possível unir o interesse do público e criar novas tendências e soluções. Com isso, possibilitar que a empresa cresça e expanda cada vez mais o seu negócio.

Vamos conhecer mais sobre empreendedorismo e o universo de investimentos? Com o propósito de compartilhar conhecimento, conversamos com duas grandes referências do mercado: Mariana Foresti, da Honey Island Capital e Luanna Domakoski, da TROC.

Confira alguns dos temas abordados:

O que é a Honey Island Capital?

Fundada em 2015, a Honey Island Capital é uma venture que investe em startups de tecnologia, afinal o foco está em investimento, empreendedorismo e inovação. E hoje, tem dois veículos de investimento, mas sempre com o foco em startups que estão em uma fase inicial de crescimento: o early stage. Primeiramente, os investimentos são divididos em algumas fases, são elas: Investimento anjo, pré-seed, seed, Série A e Série B. Nós trabalhos do investimento anjo ao seed, podendo navegar entre esses estágios. Assim, podemos participar de uma rodada de investimento anjo complementando um cheque. Em outros casos, participamos de rodadas ainda maiores, como o caso do seed, e compondo com outros investidores.

O que é o investimento anjo e seed? E, quando falamos sobre esses termos, a que valores estamos nos referindo? 

O investimento anjo é, normalmente, a primeira rodada de investimento externo que uma startup irá receber. Considerando que a maioria dos empreendedores começa o negócio com recurso próprio e só depois vai buscar mais recursos para fazer a ideia sair do papel. Então, é nesse momento que entra o investidor anjo, normalmente uma pessoa física que aporta um cheque que poderia variar em linhas gerais de 50 a 500 mil reais. Já o pré-seed e o seed, varia de 300 mil reais a 3 milhões de reais. Então, esses estágios são chamados de early stage, visto que são os primeiros passos da empresa, até ela alcançar um estágio de crescimento.

Em quais empresas a Honey Island Capital investe?

Investimos em empresas com um perfil sempre muito ligado a tecnologia, que tenham potencial de ganhar escala, o sonho grande de atingir muitos clientes e consumidores. Vale ressaltar que nós investimentos em empresas que já tenham um produto no ar, nós gostamos de ver os empreendedores colocando em prática a ideia e aquilo que eles estão se propondo a fazer. A Honey Island Capital entra para expandir o negócio, para ajudar a validar as várias hipóteses da ideia que já foi colocada para rodar. Olhamos também o quanto de capital a empresa precisa no momento e se ele se encaixa no que temos disponível. Investimos em empresas de vários setores e que tenham uma base de tecnologia. Isso é importante para ajudar a empresa a ganhar uma escala muito grande, mas também é fundamental que tenham bons empreendedores, pessoas que tenham uma visão, um sonho grande e que querem crescer.

O que é a TROC?

A TROC é, de forma resumida, uma plataforma que conecta pessoas que querem vender  com pessoas que querem comprar roupas usadas. O nosso modelo é diferente de outras plataformas que estão no mercado e que também trazem a questão do fashion, uma vez que temos um processo diferenciado: recebemos todas as peças dentro do nosso warehouse, fazemos um processo de análise e verificação, em seguida fotografamos as peças internamente e mantemos elas com a gente.

Quando a peça é vendida, a TROC também realiza o envio. Com isso, o processo tem um cuidado extra. Nós sabemos que os brasileiros, em via de regra, não têm o costume de compras peças usados. Por isso, nós entendemos que precisaríamos ter uma forma de dar um selo de qualidade, realizando uma curadoria prévia, para que as pessoas estivessem aptas a comprar. Nós falamos muito sobre a experiência TROC, a forma como as peças são enviadas, em uma caixinha com papel de seda, sempre cheirosas. Tudo isso, vem justamente para tirar o preconceito que existe na hora de comprar roupas usadas.

Como aconteceram os investimentos na TROC?
A TROC começou com investimento próprio. Tínhamos  imaginado o quanto teríamos de  investir para alavancar o negócio, para fazer chegar na próxima etapa que seria o investimento anjo. Fizemos essa primeira rodada e logo na sequência, veio a Honey Island Capital, que se juntou a nossa história e fez uma composição com um outro investidor. 

E aí, se interessou?

Quer saber mais sobre rodadas de investimento, qual o momento certo para decidir que é hora de procurar um investidor, conhecer mais sobre o processo e ainda matar a curiosidade sobre a Honey Island Capital e a TROC? Assista a entrevista completa sobre Investimento, empreendedorismo e inovação no canal do Youtube do EBANX, o vídeo também possui tradução para Libras. E, conta pra gente o que você achou!

Confira mais notícias e artigos de Empreendedorismo e Inovação. https://community.ebanx.com/vertical/empreendedorismo-e-inovacao/